sábado, 27 de fevereiro de 2010

HISTÓRIAS QUE NOS FAZEM CRER-SER

Maria de Lourdes Lima da Fonseca

A Oncinha pintada, surgiu quando yyyyy, filha de xxxx, tinha 12 anos e se sentia burra. Foi a forma que encontrei para ajudar-lhe a pensar diferente. E funcionou

A ONCINHA PINTADA


No reino da bicharada, onde todos os animais se divertiam e conversavam sobre tudo o que faziam, havia uma oncinha pintada. Era considerada a mais linda ferinha da floresta. Porém, a oncinha não pensava da mesma forma. Ela se sentia a última das últimas e ainda por cima, se achava a mais burra aluna. Volta e meia ficava pelos cantos chorando e se lamentando.

Um dia, numa dessas crises de choro, quando estava sentada à beira de um rio que parecia querer transbordar com as abundantes lágrimas que a oncinha derramava, ela ouviu um som agradável, como de um sino delicado, ou melhor, como o som do mensageiro, aqueles que ficam nas janelas, tocados pelo vento. Ela parou de chorar e se pôs a escutar, tentando perceber de onde vinha tão agradável som. Como se não bastasse o som, começou a cair sobre ela, uma chuva colorida de uma espécie de pó que desaparecia antes mesmo de cair no chão. Era uma visão maravilhosa. A oncinha pintada simplesmente ficou muda, com os olhos arregalados esperando para ver o que mais aconteceria. Quando de repente... surgiu à sua frente uma fada. Uma figura simpática que lhe trouxe muita segurança. A fadinha lhe disse:
- Oncinha, querida, eu ouvi os seus lamentos. Por que se sente assim tão triste?
A oncinha respondeu:
- eu sou a oncinha mais burra da floresta. Desde que eu era muito pequena eu ouvia a mamãe me dizer que eu não daria conta das lições do Professor Coruja. E eu não consigo mesmo. E já estou cheia de ser burra. Todos os meus coleguinhas sabem mais do que eu!
A fadinha, muito comovida disse para a oncinha:
- Olha minha querida! não precisa ficar triste. Eu vou lhe ensinar um segredo que te ajudará a se sentir a mais inteligente de todos os animais da floresta
- O que é? Seria isso possível de acontecer? – perguntou a oncinha.
- Claro! é só me prometer que irá fazer tudo o que eu lhe ensinar. Promete?
A oncinha, cruzando os dedinhos da patinha, promete fazer tudo.
- Bem, então vamos lá. Você sabia, que dentro de nosso cérebro tem uma caixinha mágica, feito um bauzinho e que dentro deste bauzinho está a fonte da sabedoria? Só que tem uma coisa. O bauzinho tem uma tampa que vai se abrindo, abrindo cada vez que falarmos as palavras mágicas.
- É sério? E quais são as palavras mágicas? – perguntou a oncinha.
- São estas: EU SOU INTELIGENTE E DENTRO DE MIM ESTÁ A CHAVE DA SABEDORIA.
Cada vez que você disser isto, com o coração feliz e acreditando no que diz, você sentirá que....nhec... a tampa da caixinha vai começar a se abrir, até que um dia, ela estará totalmente aberta. Desde a primeira vez que você falar as palavras mágicas, que são:
.... EU SOU INTELIGENTE E DENTRO DE MIM ESTÁ A CHAVE DA SABEDORIA!
Assim, você já começará a se sentir mais inteligente. Para ficar mais fácil, escreva estas palavras e as coloque na cabeceira da cama e não se esqueça de repeti-las todos os dias, disse a fadinha.
- Nossa! Que maravilha! Eu prometo que vou fazer direitinho – disse a oncinha.
- Calma oncinha, tem mais!
- O que é fadinha? Perguntou curiosa a oncinha
- Você sabia que não é só isso que te ajudará a melhorar nos estudos? Tem outra coisa muito importante.
- o que é? Diga logo, preciso chegar em casa para escrever a frase, disse a oncinha.
- Você sabe o que quer dizer CONCENTRAÇÃO? Perguntou a fadinha
- Nunca ouvi falar! Respondeu pensativa a oncinha

- Pois bem! CONCENTRAÇÃO é quando, na hora em que estamos fazendo algo dedicamos toda a nossa atenção. Por isso, quando você for fazer a tarefa do professor coruja, você vai precisar de muita CONCERNTRAÇÃO. Para ajudar a concentrar você fará o seguinte: entre para o quarto, feche a porta e preste muita atenção na tarefa. Nada de ficar olhando para outras coisas. Se seus amiguinhos te chamarem nesta hora, diga a eles para voltar depois. Porque neste momento você precisa de muita atenção. Simples não?
- Fadinha, já estou sentindo que tudo vai dar certo. Muito obrigada. Você é demais! disse a oncinha, apressada.
E lá se foi a oncinha cumprir tudo o que prometera. Pregou os dizeres na cabeceira da cama, repetia-os varias vezes. Entrava para o quarto para fazer a tarefa. Sua mãe até estranhava sua atitude, mas o certo é que, passando alguns meses, o professor Coruja a chamou para uma conversa muito séria, o que a deixou muito assustada. O que será? O Professor então disse:
- Oncinha, o que está acontecendo de novo com você?
- Ora Professor, por que a pergunta?
- É que você agora, faz todas as tarefas, e muito certas, seus cadernos estão caprichados, sem orelhas de burro, você presta atenção nas aulas. Parece que algo mágico aconteceu!
- bem, Professor, disse a oncinha, realmente, algo novo está acontecendo, mas é um segredo. Se eu te contar, deixará de ser segredo. Se quem me contou, me der permissão para te contar, eu contarei. Combinado?
- Combinado, te espero
A oncinha saiu dali correndo, em direção ao rio, para ver se encontrava a fadinha. Chamou por ela, cada vez mais alto, e nada. Ninguém aparecia. Somente quando fechou os olhos, pensou com toda ternura e carinho do seu coração, é que conseguiu ouvir os lindos sons e a perceber a chuva de cores... era ela, a fadinha, que foi logo perguntando o que estava acontecendo.
A oncinha, sem respirar direito, contou sobre a conversa com o professor e pediu permissão para contar o segredo. A fadinha, muito contente, disse:
- Parabéns oncinha, você demonstrou que é esforçada, que pode conseguir o que sonha, e mais, demonstrou que sabe guardar segredos. Isso é muito importante. Mas agora, você tem a minha permissão, pode contar o nosso segredo, que agora não será mais segredo e ensine a todos o que você aprendeu.

A oncinha saiu pulando e sorrindo e logo contou ao professor o que a fizera tão inteligente.
O professor, encantado com o que ouvia, pediu à oncinha que ensinasse aos seus coleguinhas tudo o que ela havia aprendido. Em menos de um mês, todos os alunos aprenderam o que oncinha ensinou.

A alegria tomou conta do coração da oncinha, que foi novamente para a beira do rio e pôs-se a chorar. As lágrimas eram tantas que quase fizeram o rio transbordar. E no meio do pranto, novamente ela ouve o som do mensageiro, começa a cair a chuva colorida e ela logo percebe que a fadinha estava por perto. De fato, lá estava a fadinha, que preocupada com o choro da oncinha pergunta:
- O que ouve minha querida, não deu certo o que combinamos?
- Claro que deu fada amiga. Eu estou chorando de alegria, de muita alegria. Puxa, como estou feliz! Hoje, me sinto a oncinha mais inteligente do planeta e já ensinei a vários amiguinhos o que aprendi. O professor Coruja, disse que aconteceu um milagre na floresta, pois ele nunca teve uma sala com alunos tão inteligentes como nós. Eu vim aqui te agradecer! Muito obrigada, mesmo.
A fadinha, sorrindo e chorando de alegria abraçou a oncinha e ficaram horas e horas na beira do rio, contando histórias. Dizem, que até hoje, a turminha da oncinha visita os sonhos das crianças para ajudá-las a descobrir como ficarem cada vez mais inteligentes e sábias.,