terça-feira, 20 de outubro de 2009

Nossos Ìdolos

Nossos Ídolos

Liberdade de expressão, sentimento que tem causado conflitos entre pessoas e até mesmo entre gerações.

Definir a liberdade de expressão seria uma tentativa ao seu confinamento, ainda que pudesse repousá-la num espaço bem amplo. Seria percorrer os oceanos, mergulhar em suas profundezas para extrair uma gotícula de água.

Afinal quem são os nossos ídolos?
Nos momentos marcantes de nossas vidas, a presença dos nossos pais ou educadores acompanharam a nossa infância. Foram eles os nossos verdadeiros heróis, mas o tempo nos parecia cruel, principalmente quando nos diziam que homem não chora e nos momentos difíceis, nada adiantariam os dribles. Os disfarces das preocupações e inquietação, denunciavam as lágrimas ocultas.

Sendo os heróis imortais, assim também deveriam ser os nossos pais, super-estrelas , e nenhuma outra estrela poderia ofuscar os nossos olhos. Sem percebermos as fragilidades da natureza humana, numa ocasião encontrando-os vulneráveis , parecia-nos a violação de uma imagem imbatível, acreditávamos que nunca poderiam errar.

É pecaminoso quando os pais fogem às responsabilidades, agem de forma intempestiva, ferem os princípios morais por causa de interesses ,vantagens pessoal.

Os problemas familiares praticamente são inevitáveis. ainda que às estruturas estejam um pouco abaladas, torna-se necessário maior empenho para os bons relacionamentos, maior abertura ao diálogo, esforços mútuos, responsáveis pela realização do equilíbrio e do crescimento de seus membros, principalmente um ambiente propicio ao desenvolvimento das crianças, onde possam desenvolver a compreensão, amadurecimento, através do convívio com a realidade da vida, assim como os estágios das borboletas, nos seus instares larval, até a fase adulta.

Normalmente as pessoas que não se sentem realizadas estão sempre justificando os seus problemas , carregam estas muletas, toda a sua vida, gastando mais tempo nos seus problemas, se desculpando, sem buscar novas tentativas para resolvê-los.

O fato de sempre estarem afirmando que não há solução para os seus problemas, de uma certa forma estão realizando alguma ação, mas de forma negativa. Acabam gastando maiores quantidades de energia, realizando maiores esforços tentando se justificar.

Adotando as muletas, estão deixando as pernas atrofiadas, limitando a sua capacidade, não se arriscam, e nem conseguem ir muito longe. Estão sempre esperando que sejam carregadas.

Os que reconhecem ou admitem os seus verdadeiros problemas se esforçam, arrastan-do-se com todas as forças, para sair do comodismo, superam dificuldades, realizam conquistas.

A acomodação nos faz apontar o tempo todo para os erros dos outros. Os nossos‘’concorrentes’’ tornan-se nossos rivais de tal forma, que preferíamos que ficassem cegos, ou pelo o menos acreditassem que fossem cegos. Assim sentiríamos como os reis, que possuem estrabismo nos olhos, e se sentem capazes de enxergar melhor do que todo mundo, sem que pudessem buscar a realização da própia cura, e assim obter os olhos sadios, para uma nova visão das coisas, novas experiências, para a realização do sucesso.

A ganância, o egoísmo, a concorrência desleal coloca em riscos a nossa própia sorte, impedindo-nos de enxergar mais longe. Desta forma, antes de tentarmos prejudicar as pessoas que realmente seguem o seu caminho, buscam e querem chegar aos seus ideais, estaremos colocando maiores obstáculos as nossas vidas, nos aprisionando em nós mesmos.

O atleta Oscar shimidt tornou-se um dos mais importantes símbolos do esportismo do basquete brasileiro. Chegou à fama, praticando incessantemente os arremessos de bolas. Muitas delas fugiam do seu controle, mas foi aprendendo com os propios erros, dos adversários, principalmente os acertos, superando-os sem que pudesse haver motivo para discórdias, intrigas, disputas desleais. Algumas faltas ocorridas lhes foram tolerantes, desculpáveis.

Temos muitas inspirações relacionadas às pessoas vencedoras, os grandes homens só poderão ser destaques em nossas vidas, quando estes puderam abrir caminhos para que outros pudessem seguir os seus exemplos de luta e coragem, levando-nos à acreditar que é possível vencer também os nossos desafios.

As habilidades dos famosos não podem suprimir a capacidade das outras pessoas, tornarem-nas pequenas, para se fazerem gigantes.

Há muitos jogos de interesses vindos de uma grande maioria de celebridades que surgem praticamente ao acaso. São promovidas e impulsionadas pelas ondas de propagandas. Elas sugam-nos todas as energias, querem os nossos sacrifícios, mudam o comportamento de nossas vidas e saem como heróis, enquanto as normas destes jogos são ditados à população, que os seguem incondicionalmente.

Os movimentos sociais, as assinaturas de manifestação de apoio às mudanças, as reivindicações, que traduzem na valorização e a promoção humana, possuem menos seguidores voluntários, do que os adeptos que fazem de tudo , formam clubes, manifestos, outros sob uma forma mais oculta e se esquecem de si, para viver uma realidade alheia a dos ídolos ou heróis fantasiados.

Importante o respeito,à admiração, a apreciação destes talentos , mas se o ‘’beberem’’, façam com moderação.

Joel Lima da Fonseca
20/10/2009

Um comentário:

  1. Joel,

    Achei superinteressante sua exposição sobre os "Nossos Ídolos". Agora, compreendi a colocação posterior em relação aos ídolos.
    Vou dedicar, hoje, meu tempo no seu blog, para enviar convites a alguns amigos que com certeza se interessaram sobre o conteúdo do blog, mas amanhã quero fazer um comentário sobre essa postagem, pois quero discutir com maior profundidade essa questão da idolatria com você.

    Um abração,
    Rosana

    ResponderExcluir