terça-feira, 1 de dezembro de 2009

João

Perambulando pela rua
Lá vai o João
Mendigando um pedaço de pão,
Um pouco de paz, de amor.
Na noite fria...
Não mais existe o ardente desejo
De se ter uma vida privada,
Para amparar-lhe dos maus tratos.
Sente-se muito sozinho.
Falta-lhe o pão e também o carinho.
Enquanto isso a Cidade dorme...
Houve-se o silêncio.
Uma pausa,
A metamorfose.
João, João,
Meu Deus!
Joaaaaaaão.
Adeus João !!!
Descanse em paz.

Joel Lima
Coluna-MG

3 comentários:

  1. Joel,

    Ando tão preocupada com os tantos "Joãos" que andam perdidos por aí!

    Sabe, tô com saudades de duas décadas passadas; tempo que estávamos todos mais empenhados em mudar a situação do nosso país e do mundo. Sinto uma acomodação no ar.

    Fico pensando: _ a indiferença com os "Joãos" levará o Brasil e o mundo a se tornarem um lugar, praticamente, impossível de se viver.

    O que faremos, Joel, para não deixar que o desânimo abata a todos? Percebo a desesperança no ar, e estou contando com pessoas como você para não deixar essa chama apagar no meu coração.

    Um abraço,
    Rosana

    ResponderExcluir
  2. Querida Colega Rosana

    Ralmente temos monstruosidades, horrores que procuram deteriorar o patrimônio maior de todos os outros patrimônios, a dignidade humana

    Através da participação efetiva na sociedade, e a formação da consciencia crítica dos cidadãos num processo educativo, o Desenvolvimento Integrado por meio da participação e o envolvimento das pessoas, organizações,entidades,através das ações em conjunto, poderemos mudar a realidade calamitosa, que deprecia a espécie humana e toda a população e aos poucos vão nos deixando cada vez mais vulneráveis.

    ResponderExcluir
  3. Joel,

    Posso fazer uma paráfrase dessa frase sua: "O maior de todos os patrimônios que um homem tem é sua dignidade." (Joel Lima Fonseca)

    Fica legal? Adorei e quero divulgar.
    Nada tem mais valor que a dignidade. Um homem digno respeita seu próximo, não mata outros homens, não mata sonhos e sentimentos, e não deixa seu próximo morrer de fome, frio e sede.

    Hoje, mais do que nunca, estou tão preocupada com os jovens do meu município. Uma garota que vi nascer, que carreguei no colo, decidiu ir embora e nos deixar, porque achava uma barra muito pesada viver.

    15 anos incompletos, Joel! Passei o dia hoje pensando que estamos abandonando nossos "meninos" e "meninas". Deixando-os entregeus a prórpria sorte, em um mundo que só divulga o individualismo, que cada um preocupa consigo mesmo. Pessoas sensíveis sofrem demais com essa situação. E acho, que se não tiverem uma estrutura emocional, muita fé em Deus, e uma família sólida caem.

    Desculpa, meu querido, por deixar coisas tão tristes aqui, mas são "meus Joãos" e "minhas Marias", que estão indo embora, porque são órfãos de sonhos e de esperança.

    Um abraço,
    Rosana

    ResponderExcluir