quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

O Grande Vôo da Sementinha

Existia uma sementinha que gostava de conhecer coisas novas, lugares diferentes. Ela deixava ser transportada livremente pelos ventos, e ir onde sentisse vontade.

Após percorrer diversos lugares, diferentes regiões, parou para se descansar.

Ao recuperar das suas energias, após um prolongado sono, no momento que se ‘’despertava’’, tomou um enorme susto, imaginou que ainda estivesse sonhando.

Indagou, Nossa!! tantos lugares bonitos que passei, como é que eu vim parar neste lugar, isso aqui é muito feio, triste, está mais para um deserto!!

Quando estava decidida a partir, observou uma coisa muito engraçada à sua frente, parecia um sapo esculpido em um carvão, ou então, um bicho muito estranho.

Ao se aproximar daquela criatura, percebeu que não era bicho nenhum, e sim um toco que havia se queimado, mas que ainda resistia ao poder devastador do fogo.

O ‘’toco’’juntava todas às suas energias para alimentar os pequenos brotos que haviam surgidos novamente em sua base, para garantir a perpetuação da espécie, e poder realizar o grande sonho: fazer daquele lugar um Paraíso.

A sementinha lembrou que quando o toco ainda era jovem, ou melhor, quando era apenas uma semente e que teria liberdade tanto quanto ela, para ir aos lugares que queria. Vendo-o naquele estado, não se conteve, Perguntou-o por que teria escolhido um lugar tão feio e esquisito.

-Primeiramente o‘’toco’’respondeu calmamente a sementinha. ‘’Estou me esforçando para recuperar de um duro golpe, uma maldade que fizeram por aqui, ateando fogo. Não sei não, acho que foi um ato impensado, ou talvez uma crueldade; as más intenções.

-Há alguns anos quando cheguei aqui, não encontrei nenhum conforto, fiquei muito irritado, logo percebi, que por aqui passavam muitos pássaros vindo de outras regiões. Esta era a sua rota. Por isso havia necessidade de fornecer algum meio de apoio para descansarem , alimentar e seguir viagem. Caso contrário muitos pássaros poderiam ser sacrificados. Depois de uma grande jornada, sentiriam bastantes fragilizados, necessitando de cuidados e atenção.

Sei que os pássaros também colaboram para o aumento da biodiversidade, que são as diferentes espécies de seres vivos que habitam em um determinado espaço. A biodiversidade é muito importante para a realização do equilíbrio. Cada ser exerce o seu papel, função e habilidades, um complementa o outro, facilitando a vida de todos os seres vivos.

O que realmente teria deixado o lugar tão abandonado foi justamente a presença de alguns insetos perversos querendo exercer o domínio na região, acabou prejudicando a biodiversidade.

Em quase todas as decisões somente eles falariam primeiro. Caso cismassem de alguma coisa devoravam quase tudo, faziam chantagens e alguns estragos na maioria dos moradores deste lugar.

Queriam ser fortes, mas mão existia nenhum projeto para a realização do crescimento e o desenvolvimento da região. A preocupação maior era manter no poder.

De vez em quando surgiam algumas ações para agradar a comunidade , mas o medo e a insegurança que semeavam aqui era a principal arma para se tornarem mais poderosos.

Sabemos que existem muitos insetos interessantes, mas não podem se sentir os únicos. Precisamos reconhecer novos talentos, idéias, novos pensamentos, para tornar o ambiente saudável, não ficando parado e apresentar maiores perspectivas para a realização do crescimento e o desenvolvimento local.

É através da participação de todos, das lutas e opiniões, do trabalho, esforços e união, vamos construindo um lugar bom de si viver, sem o medo da violência, da fome e das injustiças.

Poderei Salvar a vida de muitos pássaros, e ao mesmo tempo, à medida que ingerissem os meus frutos, levariam um pouco das minhas sementes aos diversos lugares, onde talvez não conseguiria ir ‘’.

O ‘’toco’’ sabia que não podia desistir, precisava transmitir tudo aquilo que um dia teria aprendido. Tinha uma importante missão, propagar grandes quantidades de árvores, tornar os lugares desertos em bonitos jardins, produzir muitos frutos, colaborar para acabar com a fome, ter um ambiente onde todos pudessem se abrigar, tornar um lugar de oportunidades para todos. Estaria realizando a sua contribuição para um mundo melhor.

A sementinha, então, resolveu ficar por ali, para ajudar o ‘’toco’’ a se recuperar. Quando percebeu havia se desgastado bastante , teria perdido parte de sua plumagem, que faziam planar nas suaves correntezas dos ventos.

Logo vieram as chuvas que as deixaram bem diferente, transformada, e muito mais feliz.

Foram surgindo nela os primeiros brotinhos, uma nova forma de vida. Neste momento teria perdido o medo do milagre da transformação, que a tornaria um novo ser.

Agora tinha certeza que não iria morrer apenas semente, e sim produzir importantes frutos para a vida.


Joel Lima
Coluna- MG

2 comentários:

  1. Joel,

    O "Grande vôo da Sementinha" não é só parábola inteligente, bonita e interessante, é muito mais que isso: _ é uma lição de esperança, para melhor defini-lo.

    Fiquei emocionada ao lê-lo. Obrigada, por estar cumprindo esta missão bonita, de "ser luz e ser sal da Terra". Tudo seria mais fácil se fóssemos todos "tocos"; se atendéssemos primeiro as necessidades coletivas para depois pensar no individual, com certeza, tudo seria muito melhor.
    Tô te mandando um livro de presente, lá para o seu Esloc. "Redescobrindo Abre Campo", da autoria de 03 amigos meus. Espero que você goste. Espero que uma crítica sua sobre ele.

    Um abraço,
    Vou ficar aguardando por novas "postagens", pois me faz muito bem lê-las.

    Rosana Corrêa

    ResponderExcluir
  2. Presidente Zé Silva,

    Que prazer encontrá-lo, aqui! Disse no Blog do Senhor, que tens sido um espécie de elo entre sonhadores e idealistas, veja se não tenho razão? Obrigada, viu!

    Seja bem-vindo!
    A EMATER-MG tem sorte de ter os "Lima da Fonseca" como servidores.

    Um abração,
    Rosana Corrêa

    ResponderExcluir