domingo, 4 de abril de 2010

A PÁSCOA

A páscoa tem um sentido amplo e muito profundo, poderíamos assim dizer à passagem da água para o vinho.

Para os hebreus é a comemoração da saída do Egito, o fim da escravidão . Para os cristãos é a comemoração da ressurreição de Cristo.

A páscoa em todos os seus sentidos celebra a libertação, trata-se da purificação do homem para que de fato possa viver a plenitude da vida.

Por que existe, então, a dor, o sofrimento e a tristeza?. Imaginemos um lar por onde se constrói a família, vamos imaginar uma casa bastante nova que a recebemos com paredes firmes e toda pintada de branco.

No decorrer dos anos a casa vai ficando amarela pelo tempo, vão surgindo alguns rabiscos e buracos , começam os incômodos com o telhado por causa de algumas goteiras que molham os móveis, estragam os papeis importantes. E todos os que moram nesta casa vão se acomodando, cada um tenta se defender à sua maneira.

O problema parece bastante pequeno quando comparado com a vida dos membros da família, por causa da falta de amor, compreensão e união.

A rua lhes causam maior sensação de prazer do que permanecer por algum tempo naquela casa, pois o ambiente se tornara insuportável.

Para resgatar a paz deverá existir os esforços de todos, cada um de acordo às suas possibilidades, unamos os pintores, carpinteiros,. pedreiros, jardineiros, façamos os mutirões, alegremos com a vida de cada um, com o momento de partilha, vamos dar as mãos, celebrar a paz e o perdão.

Então veremos à luz, e os céus estará mais perto de nós.

Joel Lima
Coluna-MG

Um comentário:

  1. Joel,

    Quando penso em Cristo só uma palavra vem a minha cabeça: -AMOR! Como seríamos mais felizes se vivéssemos celebrando a páscoa todos os dias. Se pudéssemos nos despir de nosso egoísmo, dos nossos rancores, das grandes e pequenas mágoas que residem em nós, e só faz mal ao nosso coração.

    Estou tentando, a cada dia mais, aprender a perdoar, mas meu coração que é aberto ao amor universal, muitas vezes ainda é medíocre, quando ofendido em sua individualidade.

    Convivendo, a distância com vc e com o nosso querido Zenaido tenho aprendido muito. E cada vez mais, me sinto preparada para vivenciar uma verdadeira "PÁSCOA"!

    Leonardo Boff, sabiamente disse que: "CRISTO ERA TÃO HUMANO, QUE ERA DEUS." Para mim, ele está coberto de razão. Ser humano é ser capaz de amar, de se abrir ao outro, de compartilhar e partilhar desde dos pequenos aos grandes bens.

    Cristo pregou a igualdade e a justiça. A verdade, a vida e a luz. Precisamos, todos nós, que nos proclamamos cristãos, colocar em prática a palavra do GRANDE MESTRE.

    Maravilhosas suas palavras.

    Um grande abraço,
    Rosana Corrêa

    ResponderExcluir